02 setembro 2014

Como parar de amamentar - Dicas para mamães

Ps: Imagem retirada do Google

Olá meus amores, boa tarde;
 hoje eu trago para as mamães umas dicas relacionadas a como parar de amamentar.

Sei que existem vários artigos, posts e dicas na internet de como e quando parar de amamentar o bebê, mas neste post vou contar um pouco da minha experiência como mãe, minhas dificuldades e minhas soluções, pois acredito que podem ajudar algumas mamães.


Quando é a hora certa?

Essa talvez seja uma das maiores dificuldades que as mães que amamentam seus filhos encontram em certo período da vida dos pequeninos.
Isso vai muito da mamãe, do bebê e da circunstância, pois alguns bebês param sozinhos, e algumas mamães precisam trabalhar, ou mandar seu filho para uma escolinha e etc. O momento vai ser uma escolha sua, mas é claro que se for após os 6 meses é melhor, pois ai seu filho já vai se dar bem com outros alimentos.
Eu amamentei minha filha logo que ela nasceu e daí pra frente era um momento nosso, de amor e afeto. Até os 4 meses minha filha só mamava no peito, quando estava quase fazendo 5 meses eu comecei a dar frutinhas amassadas pra ela e aos 6 meses ela já comia de tudo (amassado é lógico), mas não parava de mamar e foi assim até 1 ano e 3 meses quando decidi que já estava na hora de parar de amamentar.

Geralmente os pediatras recomendam amamentar até os 2 anos de idade, mas minha filha estava se tornando muito dependente de mim, queria mamar o tempo todo, isso acabava me deixando constrangida e limitada a sair de casa para alguns locais. Então com o coração na mão decidi que iria parar de amamentar e fui atrás de informações na internet e com mães conhecidas de como fazer.


Desmame gradual, ou de uma vez?

Em todos os lugares onde eu procurava sempre me diziam para parrar de amamentar gradualmente, retirando primeiro as mamadas ao longo do dia e tentando substituir por outros alimentos. Comigo isso não deu certo, a Valentina é um bebê com a personalidade muito forte e não queria deixar de mamar, nem aceitava nada que eu desse em troca do leite, fosse na mamadeira ou no copinho com tampa.
Tentei dar leite com “Mucilon”, “Farinha láctea” e até mesmo o leite materno na mamadeira e nada, ela não queria aceitar nada e eu acabava dando o peito.
Ai resolvi tirar o peito de vez, e assim que ela acordou dei a mamadeira com “Farinha láctea” no meu quarto onde eu costumava amamentar pela manhã e ela não pegou, então fui até a mesa do café e deixei ela com a mamadeira. Ela fez birra, chorou, mas quando a fome realmente bateu ela foi tomando aos poucos a mamadeira.
Durante dois dias foi assim, e ela acabou aceitando tanto o “Mucilon” quanto a “Farinha láctea” e outros líquidos tanto na mamadeira quanto no copo mesmo. E para minha surpresa ela passou a beber mais água do que bebia antes e ficou mais carinhosa com o pai e outras pessoas da família.


Como fazer o leite secar?

Tirar a minha filha do peito foi muito mais fácil do que eu havia pensado, o difícil foi fazer o leite secar, pois como amamentei mais de 1 ano, meu organismo já estava acostumado a produzir leite a muito tempo e não foi nada fácil pra mim secar o leite.
No primeiro dia anoite, estava com os seios inchados e doloridos de tanto leite e tirei na bombinha para aliviar, mas não recomendo a vocês, pois a sucção estimula a produção.
Eu ordenhava o leite 2 vezes por dia no banho, mas só retirava o excesso para que o organismo entendesse que não era mais necessária a produção. Também utilizei bolsa de gelo sempre que tinha dor, e em 4 dias meu leite foi diminuindo aos poucos.
O meu marido foi muito importante, pois com os seios doloridos, não podia fazer minha pequena dormir, nem carregar e ele fazia isso por mim com toda a paciência. E também ajudou muito a distrair ela nos momentos de birra.


Simpatias funcionam?

Ferver o leite no copo até secar, jogar o leite no sol, usar cordão de mamonas no pescoço, dormir de faixa e etc. Minha mãe, algumas tias e outras conhecidas me deram uma lista de simpatias para fazer, mas sinceramente não acredito nisso e não foi dessa forma que resolvi a situação.
Porém para algumas pessoas funcionam, mas não pelo fato da simpatia ter sido feita, mas sim pela crença da pessoa, pois o psicológico da mulher manda muito na produção do leite. Você já deve ter ouvido falar de alguém que teve alguma experiência ruim, ou algum susto com o bebê e o leite secou, isso acontece pois o psicológico da mãe acredita que o fato de ter feito a simpatia o leite vai secar e acaba secando mesmo, o que não é meu caso pois não acredito.


Bom meus amores, espero ter ajudado com minhas experiências e dicas, qualquer dúvida podem entrar em contato comigo, vou adorar ajudar.






Marcos 8:35 Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.



Quer ficar por dentro das novidades?

Me siga no instagram: @bysayurymendes

E curta a fanpage do blog






Beijos Sayury Mendes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© By Sayury Mendes - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Tatiana Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo