06 agosto 2014

Como organizar um aniversário infantil e gastar pouco


Olá pessoal boa noite;

Uma leitora muito querida me pediu para fazer esse post, pois viu os preparativos do aniversário da Valentina e como sua filinha vai fazer 3 aninhos em breve ela queria umas dicas para fazer uma festinha em casa.

O aniversário da Valentina fui eu quem fiz tudo, muitas pessoas não acreditaram, mas sim fui eu e acabei gastando um valor bem em conta, menor do que o esperado. Nesse post eu vou dar umas dicas para organizar um aniversário infantil em casa, gastando pouco.

1- Escolha o tema da festa




A escolha do tema é algo muito importante, pois aniversário infantil sem tema não dá. Se for de 1 aninho a mãe é quem vai escolher, pois os pequeninhos ainda não vão opinar, mas você pode ver alguma coisa que seu pequeno se identifique. O da Valentina foi da Minnie, porque não curto o tema “galinha pintadinha” que os pequenos geralmente assistem nesta idade, e ela tem algumas Minnies, gosta de brincar com elas e o tema é bem fácil de fazer em casa.

As crianças maiores já vão ter suas preferências assumidas e vão te ajudar nessa etapa.


2- Faça uma lista prévia dos convidados

Não só para aniversários, mas para qualquer evento você precisa de uma lista prévia de convidados para saber as quantidades de comida, bebida, cadeiras, espaço e etc.
Uma dica é colocar na lista as pessoas que consomem bebida alcoólica e a quantidade de crianças para facilitar na hora de calcular bebidas e comidas da festa.


3- Defina o cardápio

E bom decidir com antecedência o que vai ser servido e se você vai fazer ou encomendar.
Geralmente aniversário infantil tem salgados, docinhos, bolo, cachorro quente, mesa de guloseimas e se estiver frio você pode optar por fazer alguns caldos, canjica e etc.

No aniversário da Valentina eu encomendei os salgados e fiz o bolo, os docinhos, os cachorros quentes, as mini pizzas e montei a mesa de guloseimas.

4- Calcule a quantidade de comida e bebida

Quando for calcular a quantidade de comida conte 2 crianças como se fossem 1 adulto.

Você deve contar 12 salgados por pessoa, caso haja caldo, cachorro quente ou qualquer outra comida salgada esse número cai para 10.

Cachorro quente em festa infantil sai muito, então calcule 4 por pessoa, se são poucas crianças pode calcular 3 por pessoa.

Para comida mineira, tira-gosto, caldo e etc. são 150 gramas por pessoa.

Para mesa de guloseimas também são 150 gramas por pessoa.

Docinhos você pode calcular 6 por pessoa, é mais que o suficiente.

Refrigerante você calcula 500ml por pessoa, se não for haver bebida alcoólica pode calcular 700ml.

Cerveja 600ml por pessoa que bebe.

Água você calcula 200ml por pessoa, pois geralmente quem bebe são as crianças. No aniversário da Valentina eu personalizei 8 garrafinhas de água mineral e coloquei em temperatura ambiente na mesa de guloseimas para as crianças. (Veja o post aqui)


5- Calcule a quantidade de descartáveis

Eu comprei os copinhos e os pratinhos vermelhinhos para combinar com o tema, saiu bem mais em conta do que comprar personalizados com a carinha da Minnie.





6- Calcule a quantidade de mesas e cadeiras

Geralmente 30% dos convidados não comparecem as festas, então calcule as mesas e cadeiras desta forma, para não ficar sobrando muitos lugares na festa, se tiver em dúvida, deixe umas cadeiras de reserva e se precisar acrescente conforme os convidados forem chegando.


7- Decoração
Bem hoje me dia está cada dia mais caro uma decoração profissional, para economizar você pode utilizar uns truques que eu mesma utilizei na festinha da minha filha.

Pode fazer os forros de mesa em TNT na cor do tema, pois assim você economiza com o aluguel e se rasgar ou furar você pode jogar fora.


Ao invés de alugar ou confeccionar um painel, você pode mandar fazer um banner com a foto do seu filho, ou com o tema da festa, o da Valentina saiu 35,00 e foi feito com a foto dela vestida de Minnie.


Você pode comprar os balões e decorar você mesma, eu fiz isso e gastei somente o valor dos balões (veja como fazer parede e arco de balões aqui).


Ao invés de alugar, você pode fazer as bandejas personalizadas com tampas e caixas de sapato, eu fiz elas provençais com lacinhos (veja aqui como fazer suas próprias bandejas)


Ao invés de mandar fazer, você mesma pode personalizar as guloseimas de sua festa, tudo no aniversário da Valentina foi personalizado e eu quem fiz, saiu barato e deu um efeito visual lindo aos convidados (veja aqui umas dicas de personalização de festa)


Os enfeites de mesa podem ser feitos por você mesma com balinhas, fotos e etc. é só usar a criatividade e pesquisar na internet tem várias dicas (veja aqui o passo a passo do enfeite de mesa que eu fiz)


8- Escolha o convite

Hoje em dia existem vários modelos de convites, mais bonitos que os tradicionais que você escreve a data e a hora de caneta, mas alguns são muito caros. Eu pesquisei bastante e acabei fazendo eu mesma o convite em E.V.A, ficou lindo e barato (veja como fazer o convite aqui). Então minha dica é pesquise e dentro das suas condições faça um modelo que tenha a ver com o tema.


9- Lembrancinha

Nossa, se você pesquisar no Google vai encontrar milhares de modelos, fáceis e baratos, eu fiz uma retrospectiva com as fotos da Valentina e as músicas preferidas dela, gravei em DVD e fiz uma capinha personalizada (veja aqui como fazer as capinhas personalizadas) e dei também um chaveirinho de feltro com a carinha da Minnie que eu também fiz (veja aqui como fazer os chaveiros). 

Gastei pouco e como eu personalizei as guloseimas, não vi necessidade de fazer lembrancinha com balas e etc.



10- Uma diversão para crianças

Como você vai fazer o aniversário em casa e vão haver crianças você deve pensar em algo para entretelas, eu coloquei uma cama elástica alugada com monitor. Mesmo não tendo muitas crianças eu coloquei para que ela pudessem se distrair, mas você pode pedir alguém para fazer mágicas, teatrinhos ou alugar um brinquedo como cama elástica ou piscina de bolinhas.




Bom pessoal não me lembro de mais nada no momento, mas espero ter ajudado com as minhas dicas e em breve vou fazer uns vídeos de decoração com balões para ajudar vocês.


Se quiserem ver os posts com tudo detalhado que eu fiz no aniversário da Valentina é só clicar aqui e conferir como fazer tudinho.




Provérbios 27:17 Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.



Quer ficar por dentro das novidades?

Me siga no instagram: @bysayurymendes

E curta a fanpage do blog






Beijos Sayury Mendes




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

© By Sayury Mendes - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Tatiana Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo